segunda-feira, 1 de julho de 2013

O tempo


"'O tempo é o maior tesouro que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo o nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo;(...) rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele, devasso, que se estende, mãos e abraços, em terras largas; rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua ira; o equilíbrio da vida depende essencialmente desse bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é(...).'"

Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar (pp.51-53)

7 comentários:

  1. Que doçura de blog!
    xx

    http://clichenismos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou bem mais pessimista quanto ao tempo, pois temos que aproveitá-lo ao máximo, pois querendo ou não, o tempo passa e assim nos deixa mais próximos da morte.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava precisando ler isso... o tempo me assusta mas quero aprender a conviver com ele.

    <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei o gif, me lembrou o filme Elena.. ^^

    ResponderExcluir
  5. O tempo é algo realmente curioso! Estou cursando Física, e vários professores acabam me levando a filosofar introspectivamente sobre isso... É como dizem, uma "grandeza independente".

    ResponderExcluir
  6. Tão delicada, tão graciosa. (sorriso)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...